Inscrição
Você adicionou a sua lista de inscrição.
Acrescentar outra inscrição! Prosseguir a inscrição!
X

Contato:

Aguarde, enviando contato!

Espaço Konsenti - Clínica de Psicologia, Psiquiatria e Coaching

Rua Alberto Folloni, 1088 | Curitiba | +55 (41) 3117-4546
☰ MENU

A importância dos primeiros 1000 dias na vida de um bebê

Os primeiros 1000 dias da vida de uma criança correspondem ao período da gestação e aos 2 primeiros anos de vida.

|| Por Admin Work Control

|| dia

|| em Blog

A importância dos primeiros 1000 dias na vida de um bebê

Esse período é tão importante que pode ser comparado à construção da fundação de uma casa e será sobre esta fundação que toda a casa será construída.

Nos primeiros anos, a criança forma sua auto percepção e sua percepção do mundo e para isso, elas precisam ser amadas e precisam se sentir livres para aprender. As crianças aprendem espontaneamente, por associações livres, numa velocidade impressionante. A cada segundo o cérebro de um bebê faz entre 700 e 1000 novas conexões ou sinapses (ligações entre os neurônios). Desta forma, é de vital importância permitir que os bebês tenham contato com estímulos ambientais adequados, pois no processo de aprendizagem e de conexões cerebrais, as rotas neuronais que são muito utilizadas são mantidas e reforçadas e as que são pouco utilizadas vãs aos poucos desaparecendo. Nesta fase, o afeto exerce um papel primordial para a efetividade da aprendizagem, pois ele é considerado a “fita isolante” da ligação entre os neurônios.

Muitos pais me perguntam qual a melhor maneira de estimular os bebês nessa fase tão importante? Percebo que existe uma certa preocupação para que os bebês aprendam e se desenvolvam rápido, que sentem, andem ou falem o quanto antes. A grande dica que eu dou é: deixe o bebê ser bebê!  É essencial lembrar que cada bebê tem o seu tempo e é muito importante que esse tempo seja respeitado. O ato de sentar sozinho, por exemplo, só acontecerá quando o corpo do bebê estiver pronto e quando ele se sentir confiante e preparado para isso. O melhor estímulo é o amor, e não um brinquedo mirabolante que acenda luzes e toque música. O bebê aprende melhor quando é amado, quando ele percebe que os pais dão importância ao que ele faz. Além disso, o excesso de estímulo é prejudicial, pois pode causar ansiedade ao bebê. É a criança que precisa dominar o brinquedo e não ao contrário, portanto quanto mais simples o brinquedo, melhor.

Procure ficar 100% presente quando estiver com seu filho (a), presente de verdade, sem celular na mão, sem pensar nos seus problemas, sem preocupações sobre qual a melhor forma de brincar e estimular, seja espontâneo e apenas brinque! Esteja presente e atento ao momento que vocês vivem juntos, apenas acompanhando o bebê e deixando que ele explore o mundo a sua volta. Resista à vontade de querer ajudar o seu bebê em tudo, deixe que ele enfrente os pequenos obstáculos de cada fase do seu crescimento e assim permita que ele desenvolva autonomia e confiança.

Os bebês podem ser considerados os melhores cientistas do mundo, eles estão atentos a tudo. As crianças nunca param de prestar a atenção, são muito sensíveis aos padrões de informações de tudo que acontece ao seu redor. Portanto, o melhor que os pais podem fazer é proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para os bebês e deixá-los livres para explorar e brincar com as coisas ao seu redor. E o mais importante de tudo: você só permitirá que seu bebê cresça e se sinta bem se você estiver bem também. Cuide primeiro de você para que assim seja possível proporcionar o amor e a segurança que as crianças tanto precisam nessa primeira fase da vida.

Para mais informações, entre em contato conosco ou ligue para (41) 3117- 4546 / (41) 99165-4545 e agende sua consulta com nossos especialistas.

Andressa Nunes da Silva Sabatke
CRP 08/14958

Olá , deixe seu comentário para A importância dos primeiros 1000 dias na vida de um bebê

Enviando Comentário Fechar :/