Inscrição
Você adicionou a sua lista de inscrição.
Acrescentar outra inscrição! Prosseguir a inscrição!
X

Contato:

Aguarde, enviando contato!

Espaço Konsenti - Clínica de Psicologia, Psiquiatria e Coaching

Rua Alberto Folloni, 1088 | Curitiba | +55 (41) 3117-4546
☰ MENU

Mindfulness

Mindfulness: O que é e como contribui à psicoterapia?

|| Por Admin Work Control

|| dia

|| em Especialidades

Mindfulness

Mindfulness é um treinamento mental baseado em técnicas meditativas específicas que promovem o desenvolvimento da atenção plena. Esta é uma habilidade que nos permite ser menos reativos aos acontecimentos, modificando a forma como nos relacionarmos com as experiências, a fim de diminuir o sofrimento e aumentar a sensação de bem estar e felicidade.

A prática adquiriu cunho terapêutico a partir da década de 70, com as comprovações científicas de sua eficácia e benefícios e a estruturação de programas de 8 semanas com diferentes finalidades: ansiedade, estresse, depressão, compulsão alimentar, entre outros.

Na psicoterapia, esta técnica se consolidou como um processo sistematizado e protocolado, tanto com adultos, como com crianças e adolescentes. O atendimento é personalizado para a necessidade do paciente e o desenvolvimento da técnica ocorre segundo a sua evolução, podendo ser utilizado para diferentes questões: ansiedade, depressão, dor crônica, TOC, insônia, fibromialgia, entre outros.

Os benefícios que advém com a prática decorrem da mudança de funcionamento cognitivo, isto é, uma nova forma do nosso cérebro funcionar, que promove: redução do estresse, aumento da percepção e autoconhecimento, melhora no desempenho das funções cognitivas da atenção, foco e concentração, aumento do rendimento acadêmico e de trabalho, devido a um maior raciocínio verbal e memória de trabalho, aumenta o controle sobre o processo de dor e das emoções, a regulação emocional e, além disso, previne recaída com álcool e drogas.

Em crianças, as práticas têm uma abordagem diferenciada, lúdica e divertida e promove muitos benefícios na área escolar, na aprendizagem, atenção, concentração e foco. Há o desenvolvimento da regulação emocional, autoestima e autoimagem, aumento da criatividade e imaginação  e também no desenvolvimento de habilidades necessárias a estabelecer bons relacionamentos interpessoais, compaixão e bondade.

Nas organizações, o Mindfulness passou a adquirir espaço devido ao alto rendimento que promove e melhoria na qualidade de vida geral dos indivíduos. Tornou-se uma terapia bem fundamentada, de alta responsividade e efetividade clínica e vem tomando espaço nos diferentes contextos a que se aplica.

Para mais informações, entre em contato conosco ou ligue para (41) 3117-4546 / (41) 99165-4545 e agende sua consulta com nossos especialistas.

Olá , deixe seu comentário para Mindfulness

Enviando Comentário Fechar :/