Inscrição
Você adicionou a sua lista de inscrição.
Acrescentar outra inscrição! Prosseguir a inscrição!
X

Contato:

Aguarde, enviando contato!

Espaço Konsenti - Clínica de Psicologia, Psiquiatria e Coaching

Rua Alberto Folloni, 1088 | Curitiba | +55 (41) 3117-4546
☰ MENU

O que é o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica?

O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) foi descrito pela primeira vez nos anos 1950.

|| Por Admin Work Control

|| dia

|| em Blog

O que é o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica?

As pessoas que sofrem desse transtorno geralmente perdem o controle sobre o quê ou quanto comem. Entretanto, se eu pedir pra vocês tentarem lembrar alguma vez em que se descontrolaram na comida, acredito que todos vão se recordar de um determinado aniversário, festa, um dia estressante de trabalho, comemoração de uma conquista, um dia que precisaram comer rápido ao ponto de não perceberem a quantia e/ou o que estavam comendo.

A diferença desses eventos que vocês lembraram para os de quem está apresentando TCAP é de que esses eventos não são esporádicos e sim muito frequentes na vida dessas pessoas.  Outras diferenças são que a sensação de satisfação fica alterada e o intervalo entre as ingestões de alimento são menores.

Pessoas com TCAP apresentam episódios recorrentes de ingestão de alto número de calorias, sem qualquer comportamento de compensação para evitar um possível ganho de peso, porém, sentem-se muito mal depois de comer em excesso – sentem culpa, vergonha, tristeza, raiva, etc. Por traz dos comportamentos característicos no TCAP temos a história individual de cada pessoa, fatores fisiológicos, psicológicos, cógnitos e comportamentais, e com isso, os motivos pelos quais esse transtorno se instalou – como, por exemplo, alguma perda, excesso de preocupações, busca de um corpo ideal, falta de reconhecimento, depressão, ansiedade, etc. – e por isso o tratamento deve ser individualizado e contar com profissionais da saúde – principalmente médicos, nutricionistas e psicólogos.

Existem níveis de gravidade do Transtorno de Compulsivo Alimentar Periódico, são eles:

· Leve: média de 1 a 3 episódios de compulsão alimentar por semana;

· Moderada: média de 4 a 7 episódios de compulsão alimentar por semana;

· Grave: média de 8 a 13 episódios de compulsão alimentar por semana;

· Extremo: média de 14 ou mais episódios de compulsão alimentar por semana.

No próximo texto sobre esse tema vou contar um pouco para vocês sobre como funciona o tratamento da Terapia Cognitivo Comportamental para o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica. Caso você tenha alguma dúvida/curiosidade sobre o texto/tema entre em contato comigo.

Até a próxima.

Para mais informações, entre em contato conosco ou ligue para (41) 3117- 4546 / (41) 99165-4545 e agende sua consulta com nossos especialistas.

Amália Teixeira
CRP 08/21447

Psicóloga Espaço Konsenti
amaliatds@me.com

Olá , deixe seu comentário para O que é o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica?

Enviando Comentário Fechar :/