Inscrição
Você adicionou a sua lista de inscrição.
Acrescentar outra inscrição! Prosseguir a inscrição!
X

Contato:

Aguarde, enviando contato!

Espaço Konsenti - Clínica de Psicologia, Psiquiatria e Coaching

Rua Alberto Folloni, 1088 | Curitiba | +55 (41) 3117-4546
☰ MENU

Psicologia do Luto

A busca por terapia, familiar ou individual, após a perda de algum ente querido vem crescendo cada vez mais no Brasil.

|| Por Admin Work Control

|| dia

|| em Especialidades

Psicologia do Luto

O luto é um processo natural e muitas vezes as pessoas conseguem passar por isso sem a ajuda de um profissional. É sempre singular a maneira que as pessoas passam por esse processo, depende da capacidade de adaptação de cada um, do histórico pessoal de enfrentamento das perdas e momentos de crises já passados durante a vida.

O luto é um processo pela qual a família precisa passar para se reestruturar e se reconstruir após uma perda, seja ela por alguma doença terminal, acidente ou fatalidade.

A psicoterapia do luto, além de ajudar a pessoa a lidar com a dor, assumir novos papéis e uma nova realidade, é indicada na prevenção de estresse pós-traumático (em casos de perdas traumáticas ou sobreviventes), adoecimento físico, transtornos psíquicos, como ansiedade e depressão e perdas secundárias do luto, como o divórcio e desestruturação familiar.

A psicoterapia tem como objetivo ajudar o enlutado a lidar com a perda e a aceitar o novo momento de vida, fortalecendo e desenvolvendo os recursos pessoais de enfrentamento, para que aos poucos o paciente retome a rotina e as atividades cotidianas.

Dica: muitas pessoas não sabem como agir ou como ajudar alguém que perdeu um familiar, por isso vale orientar que muitas vezes os enlutados não buscam algo além do acolhimento, não precisa procurar as palavras “certas” de consolo, apenas ouvir, dar abertura para o enlutado falar, mostrar que está junto. Não se deve tentar que a pessoa enlutada não fale do ente querido que faleceu. Ser um bom ouvinte e ter paciência é o melhor a se fazer para ajudar pessoas que estão passando por esse momento de crise.

A psicologia de emergência tem como objetivo oferecer cuidados psicológicos específicos a pessoas e/ou comunidades que foram vítimas de algum trauma, desastres ou acidentes, causados pela natureza ou por seres humanos, qualquer situação que seja critica e potencialmente geradoras de trauma, luto e estresse.

Para saber mais, entre em contato conosco ou ligue para (41) 3117-4546 / (41) 99165-4545 e agende sua consulta com nossos especialistas.

Olá , deixe seu comentário para Psicologia do Luto

Enviando Comentário Fechar :/