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Você sabe o que é Mindfulness?

Conheça o que é esse treinamento da Atenção Plena e como ele promove tantos benefícios a quem o pratica!

|| Por Admin Work Control

|| dia

|| em Blog

Você sabe o que é Mindfulness?

São tantos os benefícios proporcionados pela prática frequente de Mindfulness, que não é surpresa todo o alvoroço que esta vem causando na mídia e na comunidade científica internacional, que cada vez mais aprofunda seus estudos e obtém incríveis descobertas.

Mas antes de elencar todos os benefícios que este conjunto de práticas podem nos proporcionar, vou primeiro lhe explicar o que ele é Mindfulness ou Atenção Plena, como é traduzido em português. Este termo provém de um conceito muito antigo da tradição zen budista e quer dizer vivenciar a experiência direta ao momento presente, ou seja, trazer a presença e estar consciente do momento aqui-e-agora.

Foi trazido ao estudo científico pelo médico psiquiatra e professor americano Jon Kabat-Zinn, que por razão de desenvolver sua prática pessoal de meditação, resolveu aplicar a técnica com seus pacientes em Massachusetts, Estados Unidos em 1979. Elaborou então, um programa de 8 semanas de Mindfulness ou Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), cujo objetivo era desenvolver o estado de consciência da atenção, e por consequência obteve ótimos resultados no tratamento destes pacientes.

A partir daí e nos passados 30 anos, Mindfulness foi e está sendo fortemente estudado pelos grandes centros universitários do mundo afora, tendo adquirido enfoque clínico e sendo integrado ao campo da Psicologia como intervenção psicológica, totalmente desprovido da espiritualidade da qual se originou. As práticas passaram a ser utilizadas como parte de um programa de treinamento ao qual qualquer indivíduo pode participar, com intuito de desenvolver-se. Além disso, também estabeleceu protocolos de tratamento psicoterapêuticos bem estruturados, como a Redução do Estresse baseada em Mindfulness (TCBM); a Terapia Comportamental Dialética (TCD); e Terapia de Aceitação e Compromisso (TAC).

E você deve estar se perguntando, como é que tudo isso funciona na prática? É muito simples!

As práticas de Mindfulness funcionam como um exercício para o nosso cérebro, um treinamento da Atenção Plena, que executamos através das práticas diárias, formais e informais (que são estabelecidas e ensinadas no Programa de 8 semanas). Ao exercitar nosso cérebro todos os dias, modificamos suas estruturas e desenvolvemos uma habilidade que nos permite ser mais presentes e menos reativos aos acontecimentos, modificando a forma como vivemos a experiência, seja ela positiva, negativa ou indiferente, a fim de aumentar a sensação de bem-estar e diminuir o sofrimento decorrente da mesma.

Estar consciente nos permite sair do modo automático de ser e reconhecer aquilo que acontece em cada momento, assumindo uma atitude de maior aceitação e autocompaixão com os próprios sentimentos, o que nos permite agir como de fato queremos, com maior controle das nossas atitudes e reações.

Pois bem, agora vou lhe apresentar alguns dos benefícios da prática regular:

· Diminui a ansiedade, estresse e depressão;

· Promove a regulação emocional: maior consciência e equilíbrio das próprias emoções e sentimentos;

· Melhora da atenção, concentração, memória e aprendizagem;

· Promove mudanças estruturais no cérebro, responsáveis pela maior percepção das sensações físicas internas e externas; e pela tomada de decisões, processamento cognitivo e memória;

· Efeito relaxante proveniente do fato de que ao vivenciar cada momento, conseguimos diminuir o ritmo acelerado em que vivemos atualmente;

· Desenvolvimento da empatia, autocompaixão e compaixão;

Diante de tantos benefícios proporcionados pelas práticas e estudos que comprovam todos eles, você ficou curioso?! Então venha conhecer!

Para mais informações, entre em contato conosco ou ligue para (41) 3117- 4546 / (41) 99165-4545 e agende sua consulta com nossos especialistas.

Ana Carolina Rizzi
CRP 08/20058

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