Regras e Limites

- Infância e Adolescência

Quando um bebê nasce nós nos apaixonamos por ele mais e mais a cada dia. Eles são tão fofos! E se fizermos tudo certinho eles seguem bem uma rotina.

Mas existe um momento, por volta dos dois anos em que nosso bebê fofo se transforma! E começa a ter vontades e opiniões. E aprende a dizer não.

É nessa altura da vida deles que descobrimos que precisamos educar! Temos que arranjar um jeito de mostrar o que é certo a fazer, como é que devem se comportar… E, vixe, dá um trabalhão!

Não existe fórmula mágica. E todo mundo erra nesse processo. Mas não precisamos ficar tentando e errando até encontrar um jeito que funciona.

Há muitos anos psicólogos no mundo todo têm procurado entender quais são as melhores formas de ensinar aos filhos regras e limites. Alguns se perguntaram: “o que os pais de crianças educadas e felizes fazem para que elas sejam assim?” e “porque alguns pais não têm sucesso na hora de colocar limites nas crianças?” O resultado dessas pesquisas é surpreendente! E por causa delas, hoja sabemos que na hora de ensinarmos regras (como se comportar e o que é esperado que se faça) existem algumas “regras”.

Elas precisam ser claras! – sim, devemos falar o óbvio, várias vezes. Elas precisam ser coerente e realizáveis – não dá pra ser contraditório nessa hora. Os pais precisam ser coerentes – “faça o que eu digo E faça o que eu faço!” e, por fim, os pais precisam monitorar o cumprimento das regras, permitindo uma “liberdade vigiada”.

Nem sempre é fácil, mas o importante é que a mudança acontece um passo de cada vez!

Tatiana Isleb
Psicóloga do Espaço Konsenti – CRP 08/25408

© 2021 Espaço Konsenti | Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Agência S3