Transtorno de Ansiedade Generalizada

- Distúrbios Mentais

A ansiedade generalizada tem como característica predominante uma preocupação excessiva com relação a um ou mais eventos ou atividades da vida cotidiana. Essa ansiedade ocorre na maior parte do tempo e a pessoa considera difícil controlá-la.

Na ansiedade normal, as preocupações são mais fáceis de serem controladas, podem ser adiadas e são menos propensas de virem acompanhadas de sintomas físicos. No TAG, as preocupações são mais difíceis de serem controladas, são mais invasivas, pronunciadas, aflitivas, duradouras e interferem de modo significativo no funcionamento do indivíduo, trazendo prejuízo em importantes áreas da vida como: a área profissional, a social, familiar e afetiva.

Sintomas:

Geralmente a ansiedade e a preocupação estão associadas com três ou mais dos seguintes sintomas:

· Inquietação, sensação de estar com os nervos à flor da pele;

· Fadiga mental e muscular;

· Dificuldade de concentração, sensação de “branco” na mente;

· Irritabilidade;

· Tensão muscular;

· Insônia;

Fatores que contribuem para a ocorrência do Transtorno de Ansiedade Generalizada:

Entre outros motivos, sentimos ansiedade porque certas crenças que desenvolvemos ao longo da vida a respeito de nós e do mundo nos tornam propensos a interpretar algumas situações como ameaçadoras, quando muitas vezes não são. Tais pensamentos ou crenças que nos causam ansiedade são disfuncionais e giram em torno de questões como: aceitação, competência, responsabilidade e controle.

Uma vez desenvolvido um quadro de ansiedade, as mudanças de atenção e comportamento só irão contribuir ainda mais para a manutenção do problema. Em situações ditas como ameaçadoras, as pessoas atentam, de forma seletiva, para os aspectos da situação que, para eles, parece denotar perigo.

Tratamento:

A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo reduzir a ansiedade, na medida em que ensina seus pacientes a identificar, avaliar, controlar e modificar seus pensamentos negativos relacionados à noção de perigo e a comportamentos associados.

Para mais informações, entre em contato conosco ou ligue para (41) 3117- 4546 / (41) 99165-4545 e agende sua consulta com nossos especialistas.

Cristiana Almeida
CRP 08/17573

Psicóloga do Espaço Konsenti

© 2021 Espaço Konsenti | Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Agência S3