Depressão

- Distúrbios Mentais

A depressão está entre os transtornos mentais de maior incidência no mundo.

Cerca de 10% da população geral será afetada pela depressão em algum momento da sua vida. A Organização Mundial de Saúde prevê que até 2030 a depressão será a doença mais prevalente no mundo, antes mesmo de problemas cardiovasculares e do câncer.

Estar deprimido não é apenas se sentir para baixo, sem energia ou de “baixo astral”. É muito mais do que ficar triste após uma notícia ruim ou frente a perda de ente querido.

A Depressão afeta o humor, os pensamentos, a saúde e o comportamento.

Sintomas da depressão:

· Desalento, desesperança;

· Tristeza persistente;

· Ansiedade;

· Sensação de vazio;

· Falta de autoestima;

· Perda da reação de alegria;

· Sentimento de culpa, inutilidade e pessimismo;

· Perda da motivação para executar uma série de atividades que anteriormente despertavam prazer, incluindo atividades profissionais, sexuais ou de lazer;

· Ideias de suicídio;

· Insônia ou excesso de sono;

· Perda ou aumento do apetite;

· Perda ou ganho de peso;

· Dores crônicas que não respondem aos tratamentos convencionais;

· Baixa auto avaliação e visão negativa de si, das suas experiências e do futuro.

Fatores que podem contribuir para a ocorrência da Depressão:

· Baixa autoestima;

· Pessimismo;

· Estresse;

· Dificuldades financeiras;

· Doença crônica ou qualquer alteração indesejada na vida;

· Histórico de depressão na família (possível predisposição genética);

· Desequilíbrio de neurotransmissores (adrenalina e noradrenalina, por exemplo), substâncias fundamentais na regulação do humor;

Tratamento:

A maioria das pessoas sofrendo de Depressão podem ser ajudadas somente com um tratamento psicoterápico adequado. No entanto, alguns pacientes necessitam também, de maneira paralela, do uso de medicamentos, para que se dê o primeiro passo na busca de uma melhora efetiva.

A Terapia Cognitivo-Comportamental vem comprovando, através de inúmeras pesquisas, a sua eficácia no tratamento da Depressão. Seu principal objetivo é conscientizar o paciente sobre a necessidade de reestruturar sua maneira de vivenciar os fatos à sua volta, e principalmente de saber lidar melhor com os problemas. Isso ocorre através da identificação e do questionamento de certos pensamentos distorcidos e crenças irracionais que determinam o sentimento e o comportamento depressivo. Terapeuta e cliente assumem, conjuntamente, a tarefa de realizar um teste de realidade, ou seja, analisar os fatos que ocorrem na vida de forma mais acurada, corrigindo os possíveis pensamentos distorcidos.

Para mais informações, entre em contato conosco ou ligue para (41) 3117- 4546 / (41) 99165-4545 e agende sua consulta com nossos especialistas.

© 2021 Espaço Konsenti | Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Agência S3